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Como uma agência de publicidade criativa pode expandir seus negócios de comércio eletrônico

Como uma agência de publicidade criativa pode expandir seus negócios de comércio eletrônico

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Mergulhamos profundamente em nosso próprio trabalho de agência de publicidade criativa e em lojas de marketing semelhantes para revisar campanhas, estratégias e resultados de 2021 para um punhado de clientes de comércio eletrônico.

 Com os rápidos avanços na tecnologia e as constantes mudanças nas preferências do consumidor, não surpreendeu que nossas estratégias de marketing também tenham evoluído.

Você está questionando o que será necessário para alavancar seu negócio de comércio eletrônico em 2021? Bem, você está no lugar certo porque temos a resposta.

2021 será muito mais do que apenas sua publicidade padrão no Facebook e Instagram ou marketing básico por e-mail. De maneira esmagadora, descobrimos que, para prosperar em 2021, sua empresa precisará se concentrar em marcas poderosas e criativos fortes que se convertam. 

Você pode ter a melhor estratégia de anúncios, segmentando um público-alvo altamente segmentado no lugar certo, na hora certa, mas descubra essas estratégias com o criativo errado. 

Em sua superfície, isso pode parecer senso comum, mas os consumidores estão se tornando cada vez mais influenciados pelo conteúdo do criativo com o qual são apresentados. 

Eles querem se conectar a uma marca em um nível profundo que vai além de simplesmente gostar de seu produto. E se o seu criativo estiver acessando as mensagens, a aparência, a sensação e a conexão que seu público deseja, isso pode significar grandes coisas para os seus negócios. 

Abaixo, descrevemos algumas das idéias coletadas em nossa pesquisa para ajudar você a expandir seus negócios de comércio eletrônico em 2021. 

EQUIPE CRIATIVA FORTE

Antes de agendar uma sessão de brainstorming de três horas para começar a lançar idéias para novos criativos, você precisa primeiro disso – os criativos. 

Criativo forte é o objetivo, mas você não pode ter um criativo forte sem uma equipe criativa forte. Deixe para uma equipe criativa experiente a ideia de sua próxima campanha de campanha. 

Por quê? Porque é exatamente para isso que eles são treinados. De redatores a designers gráficos e videomakers, esses profissionais são especializados em seu ofício e sabem como fazer mágica criativa. 

Você pode estar pensando, e se eu não tiver uma equipe criativa? O tempo e os recursos necessários para montar um é assustador, para dizer o mínimo, mas uma agência de marketing digital de serviço completo como o Criativa On terá uma equipe criativa já pronta para ir e ao seu serviço. 

Embora você não esteja montando o criativo, como proprietário ou gerente de marketing, ajuda a entender o processo criativo e a melhor maneira de apoiar sua agência de publicidade criativa desde o início de um conceito até sua execução final. As seções a seguir o guiarão por esse processo. 

ANÁLISE DA AUDIÊNCIA

Mencionamos anteriormente o quão importante é acertar suas mensagens e, depois de criar uma equipe criativa, o próximo passo é entender seu público. 

Obviamente, todas as marcas fizeram isso quando lançaram seus negócios pela primeira vez, mas este é um exercício que precisa ser revisado anualmente, no mínimo.

 As pessoas estão constantemente mudando e crescendo, e por isso só faria sentido que suas estratégias para alcançá-las também mudem e cresçam. 

Nesse estágio, precisamos descobrir os desejos de nosso público, bem como seus pontos negativos. Como vamos fazer isso? 

Com uma extensa pesquisa de audiência usando uma pequena ferramenta, gostamos de chamar de mineração de cópias . Veja os vários métodos de mineração de cópias que usamos abaixo. 

  • Realizar pesquisas com clientes – Utilize sua lista de e-mail enviando uma pesquisa perguntando aos consumidores por que eles compraram ou compraram de você no passado, o que eles recomendariam para melhorar, se eles compraram de algum de seus concorrentes, o que eles acharam dos concorrentes produtos, etc. Observação: para obter uma boa resposta, talvez seja necessário oferecer algo em troca, como uma porcentagem de desconto na próxima compra ou frete grátis. Para receber informações regularmente dos clientes, convém configurar um fluxo de e-mail pós-compra no Klaviyo, Mailchimp ou qualquer outro provedor de serviços de e-mail. 
  • Analise o conteúdo gerado pelo usuário – Quando se trata de atrair a atenção do público, fóruns e painéis de discussão dedicados são uma mina de ouro. Seja um grupo do Facebook preenchido com o público que você procura ou um site de nicho onde essas pessoas saem e compartilham idéias, você pode aprender MUITO nessas conversas. A melhor parte, eles não sabem que você está procurando. Portanto, o que eles estão compartilhando aqui geralmente é honesto e não filtrado. 
  • Leia análises – Seja no site, nas listas da Amazon ou na página de qualquer outro vendedor de terceiros, leia as análises dos seus produtos. Quando um cliente tira um tempo do dia ocupado para se sentar e escrever algo sobre o seu produto, provavelmente é o que ele diz. Dê um passo adiante e leia também as críticas que seus concorrentes receberam. Tente determinar o que eles gostam e o que não gostam nos produtos concorrentes. 
  • Penteie através de livros relevantes – Digite seu setor na barra de pesquisa da Amazon, seguida por “livros” e veja o que aparece. Será uma lista das principais coisas que seu público está interessado em passar horas e horas lendo sobre. Será útil examinar os tópicos desses livros, a análise dos capítulos e o que eles cobrem, bem como as resenhas. Dessa forma, você está aproveitando centenas de horas de pesquisa feitas pelos autores e também aproveitando os interesses do seu público. 

Coloque todos os dados coletados desses exercícios em uma planilha coesa, onde você pode analisar as tendências. O que procurar incluem perguntas comuns, palavras e frases comuns, gostos / desgostos comuns. 

Toda essa pesquisa de mineração de cópias fornecerá informações não apenas sobre o que dizer, mas como dizê-lo. Fale o mesmo idioma do seu público e você ficará surpreso com a forma como eles respondem a ele. 

PESQUISA DE CONCORRENTES

Além de ler as análises geradas pelos usuários nos sites de seus concorrentes, vale a pena dar uma olhada no criativo que seus concorrentes estão executando. 

O Facebook agora possui uma ferramenta de transparência de anúncios que permite a qualquer pessoa visualizar as marcas de anúncios atualmente em exibição. 

Vá dar uma olhada e salve as que você gosta, não gosta e está curioso em um arquivo Swipe. Em seguida, faça a si mesmo uma série de perguntas enquanto analisa suas descobertas:

  • Existe um tema nos anúncios?
  • O que se destaca para mim?
  • O que me surpreende?
  • O que parece exagerado?
  • O que eu fiz é semelhante?
  • Que ângulo estou perdendo?
  • Como posso diferenciar meu criativo?

CONCEITO DA CAMPANHA

Agora que temos um rico banco de dados de clientes para referência, obtemos nossas maiores idéias e as usamos para começar a pensar em idéias de campanhas criativas. Quais são os principais pontos problemáticos que queremos abordar? Quais são os principais benefícios do produto que queremos destacar? Como isso pode ser transformado em campanha? Quantas abordagens diferentes podemos usar? 

Crie essas idéias em equipe ou simplesmente deixe para sua agência de publicidade criativa , depois organize os conceitos finais em um documento coeso. 

ANÚNCIOS DE VÍDEO

Descobrimos que as melhores campanhas começam com um vídeo, e os melhores vídeos podem ser divididos em quatro conceitos principais, que abordaremos mais abaixo:

  1. Introduções
  2. Depoimentos
  3. Comparações
  4. Como fazer

Introduções

Todos nós já os vimos. Eles são os vídeos no estilo Buzzfeed em nosso feed do Facebook. Às vezes, são vídeos que comunicam rapidamente as últimas notícias, mas com mais frequência são introduções de uma nova tendência ou produto. Aqui está um exemplo criado por NowThis – uma empresa de mídia que é ótima em juntar tudo isso.

Você notará como esse tipo de vídeo é nativo e natural em um ambiente social. A maneira como você apresentaria sua marca e seu produto antes de realizar uma venda na vida real é imitada em um vídeo de Introdução. Ao posicionar sua marca como a mais quente do mercado, podemos criar empolgação e interesse usando este formato de vídeo que realmente atrai seu público-alvo para o conteúdo.

Depoimentos

Peça a alguns de seus clientes reais ou atores que se apresentam como clientes reais que falem na frente de uma câmera. Peça-lhes para falar sobre a experiência deles com sua marca e produto. Do que eles gostaram? Como isso os beneficiou? Como a vida deles mudou depois de usar o seu produto? Se você estiver usando atores, poderá basear o script deles em críticas reais de clientes. Esse tipo de vídeo é muito pessoal para seus consumidores. Dá ao seu público a oportunidade de ver e ouvir clientes como eles, e isso tem muito poder. Observe que se você estiver usando clientes reais para isso, ofereça a eles um ótimo incentivo gratuito ou com desconto ao produto. 

Comparações

Teste seu produto contra um produto similar e concorrente. Apresente as maneiras pelas quais a sua se destaca e a do concorrente cai horizontalmente. Ser capaz de demonstrar essas proposições de valor exclusivas pode ser enorme para a percepção positiva do seu produto. Porque ler sobre os benefícios de um produto é uma coisa, mas vê-los em ação é outra. 

Como fazer 

Não confunda os vídeos com instruções práticas com essas demonstrações de produtos supervendedores na sua feira local. Um bom vídeo de instruções não terá uma venda difícil. Eles simplesmente mostram o produto em ação de uma maneira engenhosa, inteligente e visualmente agradável. Isso por si só tem grande poder de venda, já que os consumidores respondem a ela e assistem ao vídeo durante todo o processo. 

TÁTICAS DE CONVERSÃO DE VÍDEO E ANÚNCIO

Descobrimos que algumas das melhores conversões de anúncios em vídeo se devem a algumas dicas e truques que compartilharemos com você abaixo. 

Cor – preencher o vídeo com muitas cores de alto contraste chama a atenção do público e ajuda a prender a atenção deles. 

Choque na primeira tentativa – Faça a sua primeira tentativa com algo que seu público “precisa ver”. Quando os primeiros segundos do seu vídeo chamam a atenção deles, é muito mais provável que você continue assistindo até o fim. 

Close-Ups – fotos certeiras do seu produto ajudam a manter a atenção do público sobre o que é mais importante. Se você ficar muito longe, a intenção do vídeo pode se perder, mas manter um close do produto e como ele funciona (ou em um vídeo de depoimento, com o logotipo no canto o tempo todo) ajuda a manter sua marca de primeira qualidade. 

Texto explicativo – Destaque palavras importantes, mas também inclua palavras em primeiro lugar. Você precisa transmitir sua mensagem, mesmo que seu público assista ao vídeo sem áudio. Portanto, ao inserir palavras-chave e chamar as palavras e frases mais importantes, você ajuda a guiá-las pelo vídeo e seu significado. 

Combinando – se seu anúncio parecer menos com um anúncio, há uma chance maior de ser visto. É por isso que os depoimentos e as instruções funcionam tão bem. Até as Comparações podem se misturar para parecer que algum revisor interessado comprou os dois produtos e quer apenas mostrar o que eles podem fazer. 

Trabalhos de baixa qualidade – acredite ou não, é mais provável que seu público se conecte ao seu vídeo se parecer gerado pelo usuário. Agora, não estamos dizendo que deve ser caseiro e fora de foco. O que estamos dizendo é que você não precisa gastar todo o seu orçamento na produção da mais alta qualidade. A produção simples também se converte. 

AUTO-PRODUÇÃO

Enquanto discutimos a qualidade da produção, queremos mencionar que é algo que você não precisa resolver sozinho. Ao fazer parceria com uma agência de marketing digital de serviço completo como a Evestar, você obtém acesso aos meios, conhecimentos e criativos necessários para uma sessão de produção. Em vez de exibir cenas que sua marca já possui, queremos excitar seu público criando novos conteúdos a partir do zero. 

Desde a concepção inicial da campanha, passando pelo storyboard, passando pela escrita até a filmagem, cuidamos de tudo do começo ao fim. Obviamente, antes de começarmos a filmar, também precisamos de adereços, atores, equipamentos etc. Depois que terminamos de filmar, passamos para a fase de pós-produção. 

EDIÇÃO PÓS-PRODUÇÃO

Este é o estágio em que tentamos várias coisas diferentes e injetamos algumas de nossas táticas de conversão de anúncios em vídeo descritas acima. Usando o storyboard como base, reunimos um vídeo envolvente com potencial de alto desempenho. No topo das nossas filmagens, editamos uma mistura de gráficos em movimento, animações, transições, cores e música. 

Nos primeiros segundos do vídeo, editaremos uma cena interessante e atraente ou inseriremos um texto explicativo de leitura obrigatória para atrair a atenção do público imediatamente. Aumentaremos o contraste da cor para obter profundidade extra, ajustaremos a velocidade em determinadas áreas para manter nosso público envolvido, adicionaremos legendas para que as pessoas que assistem ao vídeo em silêncio ainda possam acompanhar e muito mais!

Se você tiver alguma dúvida que não tenha respondido sobre como dar vida nova a sua nova peça criativa, ou se você gostaria de conversar conosco sobre como trabalhar com nossa agência de marketing digital de serviço completo , entre em contato conosco abaixo. 

Levamos muitas marcas de comércio eletrônico a novos níveis em 2020 e já estamos no caminho certo para este ano.

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