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O melhor guia para a marca de mídia social para pequenas empresas

O melhor guia para a marca de mídia social para pequenas empresas

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A mídia social está se tornando uma das ferramentas mais eficazes para divulgar sua marca e se destacar da multidão. Quando a marca de mídia social é feita corretamente, ela pode e irá ajudá-lo a se conectar ao seu mercado-alvo da maneira ideal. A marca de mídia social constitui uma parte natural, mas essencial, de seus esforços gerais de marketing nas principais plataformas sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

A marca de mídia social é sobre o uso consistente dos métodos certos para se envolver com seu público-alvo nas plataformas de mídia social. O objetivo ou objetivo é aumentar o reconhecimento da marca. Ao alavancar o poder da marca nas mídias sociais, você pode criar uma rede robusta de fãs que não apenas são leais à sua marca, mas também desejam comprar de você.

O objetivo número um de marcas com mídias sociais é aumentar a conscientização. O que mostra claramente que a marca nas mídias sociais é uma prioridade para a maioria das marcas.

A marca é um estágio importante para qualquer empresa que queira gerar negócios a longo prazo. Trata-se de definir o que você representa e, ao mesmo tempo, atrair clientes em potencial que provavelmente se transformarão em clientes. Nos estágios iniciais da marca, todos os leads de negócios são importantes e é por isso que é necessário iniciar o relacionamento com a nota certa.

A marca nas mídias sociais facilita a entrada de pessoas mais relevantes em seu funil de vendas, dando a elas um motivo para confiar em você. Quando você acerta a marca social, o restante do processo de vendas se torna mais eficiente.

Desde a exposição da marca à retenção de clientes, você não apenas vê resultados, mas também resultados mensuráveis. O que significa melhores negócios e relacionamentos mais fortes com os clientes.

Há quatro áreas principais nas quais você precisa trabalhar para melhorar seu jogo de marca nas mídias sociais:

1. Sua identidade: para obter sucesso com a marca nas mídias sociais, você precisa conhecer seus negócios. O que define sua marca e como ela se diferencia das outras? O que ele procura alcançar? Quem e como ele quer impressionar? Quanto mais claro você for sobre a identidade da sua marca, mais fácil será criar a mensagem certa.

2. Seu público-alvo: grande parte da marca de mídia social é entender e conhecer seu público-alvo como a palma da sua mão. Isso permite que você adote uma abordagem precisa e personalizada com seus esforços de marketing, em vez de uma abordagem cega e abrangente.

Se você quer ajudar seu público, precisa se vestir bem. E olhe para os problemas, desejos e necessidades deles. Faça a si mesmo as perguntas certas para identificá-las. Por exemplo, a que faixa etária o seu público pertence?

3. Seu conteúdo: o tipo de conteúdo que você compartilha nas mídias sociais molda sua marca, e é por isso que é essencial que você compartilhe o tipo certo. O conteúdo que você compartilha tem o poder de criar ou interromper sua campanha de marketing de mídia social. Portanto, o compartilhamento do conteúdo apropriado em cada rede não deve ser ignorado.

Por exemplo, o poder do marketing de vídeo nas mídias sociais é algo que os profissionais de marketing não devem desconsiderar, pois o tráfego desse conteúdo deve aumentar até 82% em 2022. Embora essa seja uma boa porcentagem para os possíveis consumidores, lembre-se de que o número dos concorrentes também está crescendo. 

Sim, essa é a realidade inevitável do crescimento das mídias sociais. E como as estatísticas indicam que você só tem dois segundos para capturar a atenção de um potencial comprador, é melhor criar um conteúdo de vídeo forte que impediria os usuários de passarem pela postagem do vídeo.

4. Seu design: os elementos visuais desempenham um papel crucial na maneira como seus seguidores percebem sua marca nas mídias sociais, e é por isso que alinhar o design da sua marca aos seus objetivos de marketing é uma etapa que você não pode ignorar. Lembre-se de que nossos cérebros tendem a processar o conteúdo visual 60.000 vezes mais rápido quando comparado ao texto comum.

Mídias da marca nas mídias sociais a serem evitadas

Sendo uma empresa, é importante que você se concentre em obter resultados favoráveis ​​de seus esforços de marketing de mídia social. E para que isso aconteça, você precisa garantir que não está olhando para o marketing de mídia social pela lente errada. Em outras palavras, você deve evitar acreditar nos três mitos comuns a seguir para obter retornos positivos.

Mito 1 : as mídias sociais podem tornar sua marca popular da noite para o dia

Muitos profissionais de marketing de mídia social estão focados em tornar seu conteúdo viral nas mídias sociais e obter o maior número possível de votos ou curtidas. O objetivo deles? Seja super popular da noite para o dia. Eles querem que mais e mais pessoas conheçam sua marca em pouco tempo. O que é um erro.

Agora, independentemente de como você vê a marca nas mídias sociais, simplesmente não é possível obter centenas de milhares de seguidores genuínos em poucas semanas. Também não é possível obter um número irreal de curtidas ou fãs em alguns dias. Mesmo se você conseguir fazer isso acontecer, não será ético. Você acabará interagindo com as pessoas erradas. E ao longo do processo prejudicou a imagem da marca.

Tente criar um relacionamento real com seu público-alvo usando a mídia social como uma ferramenta. Não pense em obter resultados rápidos. Em vez disso, conheça e entenda o que faz sua marca funcionar. Adotar a abordagem lenta e constante ou a mais paciente fará com que sua marca pareça mais confiável a longo prazo.

Mito 2: Estar em todas as redes é crucial para a marca nas mídias sociais

Encontrar o sucesso com a marca de mídia social começa com o seu foco. Se o seu foco estiver na direção errada, você poderá enviar uma mensagem irrelevante para o seu público. Ou pior, você pode acabar não alcançando eles. Além disso, você tem um tempo limitado para gastar nas mídias sociais, portanto, você deve usá-lo com sabedoria para garantir um bom retorno do investimento em tempo.

Embora possa ser tentador ser ativo em todos os principais sites de mídia social do mercado, ele pode funcionar contra você. Por quê ? Porque cada rede é diferente e possui um conjunto exclusivo de usuários. Seus esforços de construção de marca devem ser direcionados para o tipo certo de pessoas que estariam interessadas em seus negócios. O ponto é que a marca nas mídias sociais dá trabalho e você certamente não deseja diluir seus esforços se espalhando por demais.

Mito 3: Você precisa de centenas de milhares de seguidores para construir uma marca através da mídia social

Construir um grande público de mídia social definitivamente tem suas vantagens. Mas é realmente necessário obter ótimos resultados? Você realmente precisa de um grande número de seguidores nas redes sociais para reduzir o reconhecimento da sua marca? A resposta é um não óbvio. Como empresa, seu objetivo deve ser alavancar a mídia social para criar uma melhor conexão com seus clientes e prospects.

A popularidade da sua marca não dispara da noite para o dia nas mídias sociais, por isso não adianta se preocupar com métricas de vaidade, como a contagem de seguidores. O que você deveria estar buscando é construir seguidores fiéis e dedicados. O tamanho ou a quantidade dos seguintes itens importa muito mais do que a qualidade.

Não há dúvida de que ter mais seguidores atrairá mais negócios para você. Porém, eles devem realmente reconhecer e gostar da sua marca.

ma das principais vantagens de ter seguidores a laser é que seu conteúdo é visto apenas por seguidores que realmente gostam e confiam na sua marca. Dessa forma, você não criaria conteúdo desinteressante ou chato. Mas sim algo que é altamente relevante.

Mito # 4: a marca nas mídias sociais é “definida e esquecida”

Isso está longe da verdade, porque sua atividade nas mídias sociais afeta diretamente a maneira como as pessoas veem sua marca. Você precisa estar ativo nas mídias sociais para mostrar o lado profissional da sua marca. Você quer que as pessoas o vejam como uma marca que se importa em responder de todas as maneiras possíveis.

Você terá clientes e possíveis clientes postando em suas contas de mídia social de tempos em tempos. Esta é sua oportunidade de mostrar a eles que eles são importantes, respondendo aos comentários deles. Não é preciso muito esforço para interagir com seus fãs de mídia social, mas pode ter um impacto positivo em suas vidas. O efeito indireto de ser ativo nas mídias sociais é que você verá mais negócios chegando.

Toda vez que alguém deixa um comentário no seu conteúdo de mídia social, gasta um tempo para expressar sua preocupação. Ou simplesmente compartilhe seus pensamentos ou opiniões. Ao voltar para eles, você não apenas mostra respeito, mas também os faz sentir importantes. É fácil que as pessoas tenham uma impressão errada se o veem inativo. Isso pode até levar as pessoas a deixar de seguir você ou a esquecer sua marca. Qual é a última coisa que você deseja.

5 estratégias de marca de mídia social que funcionam

As mídias sociais evoluíram ao longo dos anos em termos de ajudar as empresas a expandir sua marca e alcançar os clientes. Não se trata mais apenas de construir uma presença social. Hoje, trata-se também de criar uma imagem de marca forte o suficiente para aumentar o tráfego, leads e vendas . Trata-se de adotar várias abordagens para criar uma marca que realmente se preocupa com seu público.

No entanto, à medida que mais e mais empresas percebem a importância das mídias sociais , está se tornando um espaço lotado. O que, por sua vez, está dificultando o destaque das marcas. Não basta apenas ter um ponto de venda único. Você precisa ter um plano completo de marca de mídia social para obter os melhores resultados com a menor quantidade de risco. Seja no Facebook ou no Instagram, você precisará tomar as medidas certas para dar à sua marca uma vantagem única sobre a concorrência.

Vamos examinar algumas estratégias eficientes de marca nas mídias sociais que podem ajudá-lo a representar sua marca da maneira que desejar. Não se preocupe, essas dicas são simples de aplicar, mas, quando seguidas de maneira consistente por um período de tempo, podem gerar grandes resultados.

Estratégia nº 1: escolha e alavanque a rede social mais apropriada

O tipo de rede social que você usa pode literalmente fazer a diferença entre sucesso e fracasso nas mídias sociais. Porque a última coisa que você deseja é que as pessoas vejam sua marca como incapaz ou negativa. Você deseja que seu progresso nas mídias sociais esteja sincronizado com os esforços que você está enviando. Ser ativo na rede social errada consumirá sua energia com resultados ruins.

Existem muitas plataformas de mídia social por aí com as quais você pode trabalhar para alcançar seu público-alvo. Seu objetivo deve ser testar cada uma dessas plataformas para descobrir quais são os objetivos gerais da sua marca. O que você deseja alcançar com seus esforços de marca nas mídias sociais? E como você deseja que sua atividade de mídia social afete seus resultados?

Por exemplo, se você é um negócio B2B, como uma empresa de gerenciamento residencial, poderá aproveitar o poder do LinkedIn para criar sua marca. Por quê? Porque o LinkedIn tem muitos empresários que o usam ativamente. Mas se sua empresa é mais do lado B2C ou C2C, você pode se tornar mais ativo no Facebook ou Pinterest e usar essas redes para aumentar sua presença nas mídias sociais.

Lembre-se de que toda plataforma de mídia social tem um público que está acostumado a ver um certo tipo de conteúdo. Quando você entender isso, será fácil escolher uma rede social que o ajude a atingir suas metas de marca.

Estratégia # 2 : Seja consistente com suas mensagens

A construção da marca nas mídias sociais não é complicada. De fato, fica muito mais simples quando você entende a importância de criar o tipo certo de mensagens – de forma consistente.

Sua marca se envolve mais com seu público-alvo quando você usa regularmente recursos visuais e textos que correspondem ao seu objetivo. As pessoas nas mídias sociais estão acostumadas a identificar padrões ou temas, por isso sempre vale a pena quando você é consistente em seus esforços. Quanto mais você faz isso; os melhores resultados que você verá.

Não importa em que estágio sua marca está nas mídias sociais. Você deve tentar ser consistente com suas mensagens desde o início. Cada canal de mídia social tem o potencial de ajudar sua marca a crescer, uma vez que seu público-alvo pode confiar em sua consistência. Quando suas mensagens são consistentes ao longo de um período de tempo, fica fácil ganhar confiança e criar rapport.

No começo, você terá que testar diferentes tipos de conteúdo para ver o que funciona melhor para o seu público-alvo. No entanto, essa tentativa e erro tem mais a ver com entender as demandas e menos com o seu próprio potencial para criar conteúdo bom e relevante. Leva algum tempo para acertar, mas depois de reconhecer o que funciona e o que não funciona, você achará mais fácil ser consistente.

Estratégia # 3 : Publique com a maior frequência possível

Embora seja importante manter uma consistência com seu conteúdo, também é essencial publicar um bom conteúdo regularmente. A frequência com que as pessoas interagem com sua marca nas mídias sociais tem impacto no quanto elas se conectam a ela. Criar uma conta na plataforma de mídia social certa e torná-la perfeita é apenas a primeira parte da equação. A outra parte é divulgar sua palavra.

Como empresa, quando você está começando, deve ter como objetivo causar a melhor primeira impressão em seus seguidores de mídia social. Porque esse é o primeiro passo para criar um relacionamento forte e de longo prazo com seu público-alvo. É fácil perder a sua presença no meio do caos na plataforma de mídia social. Ao publicar atualizações regulares e informativas, você consegue ficar na frente da mente do seu público de mídia social.

É seguro dizer que o marketing de mídia social tem muitos componentes ou partes móveis. E para garantir que eles estejam funcionando juntos sem problemas, você deve garantir a publicação frequente de conteúdo interessante. A maneira mais prática de fazer isso é criar um calendário de conteúdo organizado. Dessa forma, você não perderá o controle de suas postagens nas redes sociais e poderá torná-la a principal prioridade.

Com um calendário de conteúdo, você pode planejar suas mensagens com antecedência. Você terá uma visão geral de quais mensagens você está enviando e como elas estão afetando os resultados gerais que você está recebendo. Você sempre pode usar uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o Buffer para planejar seu conteúdo e agendar suas atualizações.

Lembre-se de que é importante manter um equilíbrio saudável entre conteúdo orientado a valor e postagens promocionais. Tem que haver uma proporção que não faça você parecer um spammer de mídia social. Ou então, você pode acabar deixando de seguir as pessoas.

Estratégia # 4 : encontre sua voz

Toda marca tem uma personalidade que a diferencia das outras. Essa personalidade única não apenas ajuda uma marca a se conectar com seu público-alvo, mas também ajuda a construir melhores relacionamentos. Mas se a personalidade da sua marca não se refletir no seu conteúdo de mídia social, será difícil ser ouvido. É por isso que você precisa encontrar e desenvolver sua voz nas mídias sociais.

Seja postando uma atualização no Facebook ou um vídeo no Instagram, é importante que sua mensagem seja ouvida. Desenvolver uma voz não acontece da noite para o dia. Demora um pouco para encontrá-lo e se sentir confortável com ele. Mas, assim que você cria, criar o tipo certo de conteúdo se torna mais prático e fácil.

Aqui estão duas coisas a ter em mente ao desenvolver sua voz

1. Diga Não aos Modelos

Embora o uso de modelos para o seu conteúdo de mídia social facilite as coisas, em breve ele será percebido pelo seu público. Além disso, derrota todo o propósito de encontrar sua própria voz única.

A publicação de texto, imagens e vídeos no mesmo formato é estritamente negativa quando você está tentando criar uma marca nas mídias sociais. Seu público não deve sentir que você está sendo preguiçoso. Em vez disso, eles devem saber que você está inovando.

Além disso, evite postar conteúdo duplicado quando puder. Se, por algum motivo, você precisar publicar novamente ou promover novamente algum conteúdo, faça-o com uma diferença.

2. Inclua marcas sutis, porém consistentes

As atualizações que você publica nas mídias sociais não devem gritar com a sua marca. Mas, ao mesmo tempo, eles não devem estar vazios de nenhuma marca. Para garantir uma presença notável e bem-sucedida nas mídias sociais, verifique se o seu conteúdo tem uma marca consistente. Só não exagere. Por exemplo, as imagens que você publica podem ter uma coordenação de cores com o logotipo da sua marca. Lembre-se, seja sutil e persistente ao mesmo tempo.

Estratégia nº 5: otimize sua biografia de perfil

Como empresa, você não deve olhar para os perfis de mídia social como um usuário comum. Não, seus perfis de mídia social têm muito mais importância, pois ajudam a transmitir a mensagem da empresa ao seu público. Eles oferecem a você a oportunidade de apresentar aos usuários de mídias sociais que estão interessados ​​em aprender mais.

Se você deseja que seus esforços com a marca de mídia social sejam recompensados, não ignore a seção de biografia de seus perfis. Não deixe seus visitantes ignorantes sobre quem você é e o que faz. Sua empresa pode estar oferecendo o melhor serviço ou produto, mas o que há nas mídias sociais se seus perfis não refletem seus valores?

Muitas marcas cometem o erro de adicionar informações irrelevantes em seus perfis. Informações que fornecem clareza zero sobre seus negócios. Portanto, em vez de adicionar citações motivacionais aleatórias em sua biografia, use-a para descrever o objetivo da sua empresa em poucas palavras.

Você também pode escolher a mostra dos benefícios ou vantagens das ofertas da sua empresa na área de descrição do perfil. Otimize o conteúdo do seu perfil com palavras-chave relevantes e um botão de contato para ajudar as pessoas a encontrar você e entrar em contato.

Otimizar a biografia do seu perfil pode parecer um passo simples, mas faz uma grande diferença na marca da sua mídia social.

Conclusão

Não importa em que negócio você esteja, você deve saber que os consumidores estão mais interessados ​​na personalidade da sua marca. Quando alguém compra produtos regularmente da Amazon em vez de, digamos, Best Buy, o que realmente está comprando é a marca chamada Amazon.

Embora não haja dúvida de que você deve tentar oferecer o melhor produto possível, isso não deve prejudicar a criação e o desenvolvimento de um relacionamento positivo com seus clientes.

A mídia social é uma ferramenta comprovada que leva esse relacionamento ao próximo nível. É quantas marcas grandes e pequenas estão se conectando aos consumidores, incluindo seus concorrentes. Então, por que você deveria ser deixado para trás?

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